
-
Arquitetos: Mário Martins Atelier
- Ano: 2022

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nome de Casa da Ria deve-se à proximidade com a ria de Alvor, sobre a qual a casa tem uma vista sobranceira e diversificada, proporcionada pela mutação das marés.

O lote é amplo e de inclinação acentuada para noroeste, onde as vistas se abrem para nascente e sul e a luz se intensifica. Aqui, os espaços exteriores e as sombras tornam-se mais apetecíveis, para gozar os prazeres de um clima ameno, ao longo de todo o ano.

Prescinde-se de um dos 3 pisos permitidos, para garantir uma maior equilíbrio, horizontalidade e relação com o verde dominante da envolvente ajardinada, onde a piscina e áreas de lazer exteriores se localizam. Desta forma, reduz-se também o impacte visual. O edifício quase desaparece a noroeste, por onde se efetua a entrada, através de um passadiço que atravessa o jardim.

Entra-se para o piso inferior, por um espaço estreito e deliberadamente alto, que dá acesso a uma sala aberta e transparente, de duplo pé-direito, que é o centro e charneira da casa. Daí parte uma escada aberta para o piso superior e cave enterrada. Daí observa-se ainda o passadiço solto que a atravessa, para dar acesso a todos os compartimentos desse piso. Daí, da sala, acede-se à cozinha aberta, ao quarto e à intimidade do seu pátio privativo, bem como ao amplo terraço frontal que estabelece a relação física e visual com o jardim e piscina.

O piso superior, vazado e aberto, é composto quartos, áreas de trabalho e lazer. Sob o Piso 0, surge uma área suplementar, praticamente enterrada, de utilização complementar, destinada a estacionamento, arrumos e áreas técnicas.



Um volume predominante, horizontal e branco, recortado, de grande plasticidade, é complementado por planos horizontais sobrepostos, desfasados e soltos, que pousam sobre um embasamento, cujo peso lhe é conferido pelo revestimento em betão aparente. Paradoxalmente, um toque mais subtil no verde vivo e orgânico, que também é parte da casa e se usufrui. Dos pátios e terraços permite-se sentir a intimidade de um espaço abrigado e a amplitude de vistas fantásticas, que se perdem no horizonte.

A Casa da Ria é o interior e o exterior, o natural e o construído, a luz e a sombra, o aberto e o fechado. Mas é leve e elegante, desenhada com o perfume da luz mediterrânica.























